terça-feira, 10 de maio de 2011

A Marginalização da Tatuagem

Fazer uma tatuagem é uma decisão que deve ser pensada bem mais de duas vezes não apenas porque é algo que iremos carregar conosco para o resto de nossas vidas, mas também por causa do preconceito e o desconforto que vem junto com ele.
Mas, afinal de contas, se tantas pessoas tem tatuagens e tantas outras as vêm como uma forma de arte e inspiração, por que o número de pessoas que não aprova essa prática parece ser sempre maior?

Acontece que lá na Idade Média, a tatuagem foi banida pela Igreja Católica, proibida pelo Papa em 787 na Europa. Era considerada pela Igreja, uma pratica demoníaca de vandalismo do próprio corpo, o templo do Espírito Santo.
Pra ajudar, em 1879 na Inglaterra, a tatuagem foi adotada como forma de identificação de criminosos, daí vem a conotação de fora da lei com a qual estamos acostumados.
Após a popularização da tatuagem entre os marinheiros com o capitão James Cook, os moradores dos "guetos" e periferias tiveram acesso a esse arte levando-a para as taverna e prostíbulos. Além disso, a tatuagem também foi usada em apresentações circenses.
E no Brasil, como mencionamos no post sobre o Lucky Tattoo, quando ele abriu seu primeiro estúdio, foi na área de bohemia e prostituição de Santos, o que só deu forças para a imagem de "arte marginal".
Ou seja, vários fatores históricos contribuem para que exista o preconceito que somos obrigados a enfrentar hoje.

Mas com o a chegada do século XXI e o fácil acesso as informações, presenciamos várias mudanças no comportamento da sociedade, quebras de tabus e o aumento da diversidade cultural, e assim, a maior aceitação da liberdade de expressão e diferentes formas de arte, inclusive a tatuagem, que está voltando a ser uma arte também da alta sociedade, até de ídolos modernos, e não somente das classes mais baixas. Retorna as suas origens, tornando-se novamente uma maneira de marcar a vida e a personalidade dos homens.

----------------------------

Veja o post sobre a origem da tatuagem clicando aqui.

Thanks to Gui Santos e Rapha Xavier, do Tribo dos Skatistas, que me mandaram um artigo LEENDO sobre o preconceito com a tatuagem.

**Outros créditos e fontes em O Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário